Uma imagem vale mais do que 10000000 linhas !

Olá, tudo bem ?

É no espírito de Paulo Henrique Amorim que começo ( na verdade continuo ) mais um post.

No último post eu falei sobre um recurso chamado Query Shortcut que pode facilitar a vida de desenvolvedores e DBAs na hora de debugar, criar, alterar as querys.

Existe uma outra ferramenta bastante bacana que também pode facilitar a vida[2] e muito dessa galerinha. Estou falando do SMSS Tool Pack. Não vou citar todos os recursos, até porque é uma ferramenta que começei a utilizar a pouco tempo. O que eu posso adiantar aqui é que é GRÁTIS. Claro que nao vou terminar isso sem mostrar um preview né.

Essa ferramenta é uma espécie de plug-in pro Management Studio (SMSS) que adiciona algumas novas funcionalidades. Dentre elas, a que eu mais gosto, é a de colorir a janelinha do query editor de acordo com a conexao. Por que isso é tão útil assim ? Sabe aquelas horas em que você está fazendo um teste, e vai rodar aquele DELETE inonfensivo em um servidor de teste, mas quando aperta o F5 se dá conta que estava na conexao de produção ? Pois é, talvez se tivesse uma faixa imensa vermelha na sua frente, você pensaria 3 ou 30 vezes antes de apertar o tal do F5 … tipo assim:

Colorindo a janela de acordo com a conexao

E é claro que no dia-a-dia, nessas correrias, e com o mercado querendo mais em menos tempo, estamos sujeitos a essas situações nem um pouco agradáveis …

Você configura uma cor pra um determinado texto. Toda vez que uma conexao for feita e conter exatamente aquele texto, a cor vai ser aplicada. Você também pode usar o tal texto como expressão regular, facilitando ainda mais no caso de vários servidores com um nome em comum. Além de especificar uma cor, você pode configurar  largura da faixa, entre outras opções:

SMSS Tool Pack - Opções do "Window Coloring"

Existem muito outros recursos como gerar INSERTs, modelos de querys ( que serao adicionados toda vez que a conexao abrir ), manter um histórico das últimas querys executadas, mesmo que você não tenha salvo ( esse é ótimo, descobrir alguns dias atrás ), etc… Prefiro que você descubra, afinal, é simples e rápido !

Essa ferramenta é um pouco fresca, ela exige que se tenha o SQL Server 2005 Service Pack 2 ou posterior (Não instale sem atualizar, porque além do plugin nao funcionar, vai ficar uma janelinha chata , enchendo o saco toda vez que você abrir o SMSS). Disponibilizo alguns links pra atualização ( fica a seu critério escolher, mas recomendo sempre o mais atualizado, nesse caso o Service Pack 3 ):

Versão Express:
SQL Server Management Studio Express Service Pack 2
SQL Server Management Studio Express Service Pack 3

Outras Versões:
SQL Server Service Pack 2
SQL Server Service Pack 3

A versão SP4 foi lançada recentemente, só que está em versão RTM, que é somente para testes, quem quiser pode encontrar aqui (versão não express). Para Outras Versões (as pagas $$) o instalador é o mesmo, tanto pro Management Studio, quando pro próprio SQL Server, o instalador irá procurar os produtos do SQL Server 2005 instalados e irá atualizar o que for necessário.

Bom espero que isso sirva pra alguém algum dia !

[]s
Rodrigo Ribeiro Gomes

Advertisements

One thought on “Uma imagem vale mais do que 10000000 linhas !

  1. Duas coisas que me ajudaram DEMAIS foram a Query Execution History pra recuperar consultas antigas (e muitas delas de semanas atrás) e a da colorir o lado dependendo das conexões de banco . Toda ajuda visual é válida quando se está mexendo em duas ou mais instâncias diferentes numa mesma sessão do SSMS. Percebi agora que ela é muito mais abrangente. Vou dar uma verificada. Obrigado por compartilhar o conteúdo!
    []’

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s